quinta-feira, maio 22, 2008

Sinais de crise?

Como todos nós sabemos, o mercado têxtil português atravessa uma acentuada crise, provocada pelas economias de leste e asiáticas. Produtos que entram em Portugal para serem comercializados a preços de fabrico dos nossos produtores internos, juntamente com o agravar das condições económicas do povo português, e o resultado está à vista: crescem as exportações dos outros mercados, aumentam as importações de Portugal, e os industriais fecham dia após dia as suas indústrias que em tempos era uma galinha de ovos de ouro.

A pergunta que eu imponho é a seguinte: será o mercado a acompanhar as tendências da moda, ou serão as tendências a adaptarem-se ao mercado?





Segundo esta imagem, parece-me um casamento perfeito entre a diminuição dos gastos em tecido, com o acompanhamento das tendências, cujo resultado final é termos cada vez mais, o uso de peças decotadas, com a consequente diminuição de gastos em tecidos.

10 Comentários:

Às quinta-feira, maio 22, 2008 10:13:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Isto é tudo uma tecnica desviada dos chineses em fomentar esta crise, em empurrar os industriais portugueses e o povo português à utilização de cada vez menos tecido.
Deste modo os portugueses e as portugueses ficam atiçados, e os chinocas ficam à nossa espera na curva aquando o crescimento da procura de preservativos. Viu-se bem ultimamente quando fomos alertados pela M S N. Os chineses tao a preparar este golpe há muito....

Ja que estamos a falar dos mercados asiaticos a invadirem a europa, vocês nao acham estranho nao haver nhm barbeiro nem cabeleireiro chinês? Tenho-me questinado sobre este assunto, eles que copiam tudo, nao se inseriram neste ramo de negocios Em consequencia isso obriga-me a colocar outra pergunta: Ja alguma vez viram um chines a fazer a barba?ou com a barba por fazer? ou a cortar o cabelo?
Eles sao diferentes meus amigos. Têm sempre o mesmo corte, nunca se penteiam.Tb nao copiam as laminas da gilette, e pké?Pk nao fazem a barba, nao precisam.Meus amigos..temos que ter muito cuidado com eles, ainda ha duvidas se eles sao seres humanos.Eles copiam-se entre eles e tudo.Nao é por acaso k representam mais de metade da população mundial. Ja viram a que velocidade eles se reproduzem?
No sismo do passado dia 12 de Maio morreram ,até ao dia de hoje, 40.000 chineses.
Desde dia 12 ja nasceram 50.000.
Falamos muito das fabricas chinesas, mas é um engano!Eles têm fabricas de chineses!!!Esta é k é a nossa futura crise!A invasão dos chineses. Os EUA pioneiros na concepção da bomba que mata apenas os muçulmanos devido ao seu poderoso detector de cheiro a caril, estão neste momento a desenvolver uma bomba que detecta automaticamente o teor elevado de arroz(o chamado apraz) no estomago.
Ficaremos atentos aos proximos desenvolvimentos desta nova criação americana, mas até lá, cuidado com eles e mantenham os olhos meio fechados em vez de bem abertos, essa é k é a força dos chineses!

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 9:35:00 da manhã , Blogger Gabriel disse...

Ainda tens o aquecimento global.... :)

Bem, mas este comentário do David, superou! Chassus.

Gostava que fizessem um bigbrother de chineses em Portugal, porque de facto há coisas que não os vejo a fazer. Levam uma vida, esquisita pah! Pra vender estão completamente inseridos na nossa sociedade... mas para comprar está quieto!! Eu não tenho um único cliente chinês! E há tantos cá... Nem comem fora. Não vejo!

Quanto ao tecido... é um casamento perfeito sim. Mas permite-me apenas discordar do início do teu texto Amorim. Eu acho que o sucesso desses produtos em detrimento do nosso é também muito por culpa dos nossos têxteis. Às vezes as crises vêm por bem e são necessárias. O mundo é só um Amorim! Só hoje várias empresas começam finalmente a criarem a sua marca, a apostarem na imagem... apenas porque sentem necessidade de se diferenciarem destes produtos! Senão, ainda estávamos quietinhos a fazer sapatos pra Maria e por Manel com qualidade de Princesa Diana e Principe Carlos... Tás a ser?
Nos móveis por exemplo... qualquer dia vai ser a mesma coisa! Fazemos coisas boas como o caraças, a sério que nisso também somos bons. Mas não vejo nenhuma fábrica a gabar-se que é made in portugal e não sei quê não sei que mais. Daqui por uns anos os chineses aprendem a fazer móveis e aí... ai ai ...ui ui... Até a IKEA se torce :D

Meu amigo, o que te quero dizer é: a crise tem a sua beleza. Olha aqui... menos tecido, mais pele. Se as peles forem castiças... mon Dieu!! Impec!
E a concorrência assim não fica quieta, e desaparece ou supera! Ficam os mais fortes! Eu gosto!

E há espaço para todos... e às vezes não é preciso inventar, por vezes não há nada melhor que Rre-inventar!

Olha por exemplo o sucesso das lojas Gourmet! Já viste? E isto para concorrer com a porcaria do estilo de vida que temos agora!

Temos de ser bons naquilo que fazemos.

E mais mon chien... há coisas que não estão meio descobertas, mas sim completamente DEScobertas, por cobrir! Acredita, ainda só inventaram o mais fácil.

Um puro abraço, e viva ao tecido 2006!!

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 9:37:00 da manhã , Blogger Gabriel disse...

Só mais uma coisa... o melhor trabalho que anda aí é o empreendedorismo... :)

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 9:39:00 da manhã , Blogger Gabriel disse...

E agora vou trabalhar porque o Sócrates quer oferecer um carro novo ao prima duma amiga dele e precisa de ajuda.
Abraço

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 11:47:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

é verdade, esqueci-me de dizer uma coisa, o numero 565 sempre foi o meu preferido. ;)

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 12:29:00 da tarde , Blogger Gabriel disse...

565 tem muito que se lhe diga boy...... ;) Pute marca.
A propósito dos 500... 560 é feito em Portugal, comprem só só só só disso! Caleiras e tudo!

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 12:34:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

e digo mais boy! comprar so 560, mas ja que olhem para o codigos de barras leiam bem as letras pequeninas,em tudo tudo tudo..até nos blogues ;), mesmo que custe muito e que lhe arrebente a vista toda, é muito importante!

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 12:36:00 da tarde , Blogger Gabriel disse...

façam isso nunca zoom 4000.....

 
Às sexta-feira, maio 23, 2008 12:43:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A partir de zoom 3000 é so para os profissionais de design,muito cuidado com este zoom!i ii ii iisto naaa naoo nao tem nada!o que é isto?naaa naoo nao tem nada por ali alem.Pute profissional

 
Às sábado, maio 24, 2008 2:32:00 da tarde , Blogger Alcoviteiro disse...

isto tudo depende da forma que olhamos para o copo: se meio cheio ou meio vazio... se olharmos para as tanguinhas com zoom optico + digital de 12x conseguimos obter umas ceroulas impecaveis, e logo se vai a teoria que descrevi nest post...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial